10 dicas para acabar com o "Não consigo"!
Este vídeo é absolutamente esmagador. E o rapaz é uma delícia!
Mentalidade fixa e mentalidade de crescimento. Sabia que só uma destas mentalidades leva ao sucesso?
São teorias que comprovam que as nossas atitudes mentais influenciam os resultados que alcançamos na vida, em qualquer idade.
Carol Dweck, psicóloga e professora na Universidade de Stanford, desenvolveu ao longo de décadas, uma pesquisa nesta área, concluindo que o sucesso pessoal pode ser alcançado pela forma como lidamos com os nossos objetivos.
Esta mentalidade, "mindset" no original, não é unicamente um traço de personalidade. É a razão pela qual somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Define a nossa relação com tudo o que nos rodeia, desde o trabalho, relações pessoais e até a forma como educamos os nossos filhos.
No livro "Mindset, A Atitude Mental para o Sucesso", versão portuguesa, a autora conta que acompanhou um grupo de alunos entre os 15 e os 18 anos. Observou que só os alunos de mentalidade fixa apresentaram descida de notas ao longo do estudo, contrariamente aos alunos de mentalidade de crescimento, cujas notas aumentaram.
Porquê as más notas? Muitos alunos culparam as suas capacidades «"Sou o mais burro" ou "Não dou para a matemática"». Outros preferiram ocultar os seus sentimentos e atribuir a responsabilidade a terceiros, nomeadamente aos professores:"[o professor de matemática] é um gordo e [o professor de inglês] é porcalhão". Para as pessoas de mentalidade fixa, a adolescência é um desafio aumentado. Na sua opinião, um perdedor será sempre um perdedor, pois não reconhecem a capacidade de melhorar o seu desempenho. Por isso, mobilizam os seus recursos para se proteger, em vez de os mobilizarem para aprender, pois não suportam colocar-se em posição de poder errar. Uma das principais formas que utilizam é não se esforçarem. Simplesmente deixam de se empenhar, porque acham que não vai fazer diferença. A este propósito, Carol Dweck, conta a história de um aluno que fazia parte de um grupo a quem estavam a apresentar a mentalidade de crescimento, que a determinada altura pergunta, em lágrimas: "A senhora quer dizer que não tenho de ser burro?".
"O mindset fixo limita as realizações. Enche a mente das pessoas com pensamentos perturbadores, torna desagradável o esforço e leva a estratégias de aprendizagem inferiores. Mais do que isso, transforma as outras pessoas em juízes, em vez de aliados". A boa notícia é que é possível "sair" desta mentalidade.
Todos temos mentalidade fixa e de crescimento. Ora estamos num, ora no outro. É preciso entender o que desencadeia a nossa mentalidade fixa, o que nos leva "a um estado de julgamento em vez de desenvolvimento? O que acontece quando a nossa persona de mindset fixo se revela — o personagem dentro de nós que nos faz evitar desafios e nos repreende quando fracassamos em algo? Como nos sentimos? (…) E, mais importante, o que podemos fazer ao longo do tempo para que essa persona não interfira no nosso crescimento e no dos nossos filhos?" A forma mais imediata de nos apercebermos em que mentalidade estão as crianças é através das suas palavras. E é precisamente através delas que podemos começar este processo de reorganização mental.
Veja aqui 10 dicas para acabar com o "Não consigo"