A linguagem gestual dos bebés

A Joana dos Santos é instrutora certificada Baby Signs e é com ela que vamos estar hoje à conversa na Rádio Smart Play. Deixou a carreira de engenheira agropecuária para se dedicar em exclusivo a esta forma de comunicar com os bebé, para isso promove workshops para pais e profissionais e certifica creches.
Mas afinal, o que é isto do Baby Signs? É um programa que surgiu nos estados Unidos em 1982, com as especialistas do desenvolvimento Linda Acredolo e Susan Goodwyn.
"Elas perceberam que os bebés entre os 10 e os 24 meses de idade usavam naturalmente gestos para se exprimir". Ao longo de mais de 30 anos conduziram estudos através dos quais conseguiram demonstrar a relação entre a utilização dos gestos e a melhoria na comunicação das crianças nestas idades.
Um dos grandes benefícios da Baby Signs é reduzir a frustração das crianças, que muitas vezes querem comunicar, mas não estão, ainda, na posse dos recursos necessários. Mesmo para os pais ou os cuidadores, nem sempre é fácil descodificar a mensagem que o bebé está a tentar transmitir.
Com o método Baby Signs, baseado na linguagem gestual americana, este processo fica facilitado. É possível a criança aprender até 100 gestos antes de começar a falar, melhorando a sua comunicação. Mas, depende sempre do interesse que tenha em comunicar e importa, também aqui, ter em mente que as crianças não são todas iguais.
É habitual que a aplicação deste método levante a possibilidade de originar atraso na fala, mas Joana dos Santos garante que essa ideia é errada, pois para cada gesto que a criança aprende há um processo de comunicação verbal que associa o gesto à imagem. "Ao ensinarmos gestos inundamos com palavras, principalmente se for algo do interesse deles".
Mas há outros benefícios, tal como refere Joana dos Santos "Ajuda-os bebés a terem autoconfiança, porque ao conseguirem comunicar connosco ficam orgulhosos, aumenta o vínculo dos pais com bebé, torna a relação mais próxima e antecipa o desenvolvimento intelectual"
O Programa Baby Signs é também uma mais-valia para crianças com dificuldades de comunicar.
Em termos de benefícios a longo prazo, já foi possível verificar que crianças de 1º ciclo que tenham frequentado o programa apresentam maior desenvolvimento cognitivo.