A Teoria das Inteligências Múltiplas

12-10-2021

O psicólogo Howard Gardner foi o autor da Teoria das Inteligências Múltiplas. Para este psicólogo americano, avaliar a inteligência de uma pessoa com base nos testes de QI, que medem, unicamente a inteligência lógico-matemática é altamente redutor.

Olhando para o facto de que, ao longo da vida, somos obrigados a utilizar diversos tipos de inteligências seja pelas nossas vivências, seja pela aptidão pessoal, Howard Gardner formulou a Teoria das Inteligências Múltiplas, através da qual identificou mais sete tipos de inteligência, para além da lógico-matemática.

Segundo ele, todos nascemos com potencial nestas oito inteligências, mas o contexto social em que crescemos, seja de família, escola ou local de residência, bem como as experiências pessoais, representam mais estímulos numas inteligências do noutras.

Assim, cada pessoa tem o seu perfil intelectual, sendo mais competente numas disciplinas do que noutras. É por essa razão que a escola deveria trabalhar todas as áreas de aprendizagem e considerar as diferenças individuais de cada aluno. 

As 8 Inteligências 

Inteligência Verbal-Linguística

Capacidade para se expressar e ser entendido através da linguagem, oral ou escrita, aprender outros idiomas. O desenvolvimento desta inteligência está relacionado com outros processos mentais como a memória, o raciocínio e a atenção.

Caraterísticas:

Habilidade para a comunicação, interesse em novos idiomas e fluidez e rapidez na sua aprendizagem;

Gosto pela leitura, escrita e conhecimento do significado das palavras, capacidade ortográfica, nomeadamente para a deteção rápida de erros ortográficos ou gramaticais;

Habilidade para escutar pessoas promovida pela sensibilidade linguística que permite a captação de variações na linguagem;

Facilidade para jogos de palavras, rimas, memorização de dados verbais e escritos.

Profissões relacionadas:

Jornalismo, política, escrita, tradução, comunicação social, advocacia, publicidade ou representação, etc.

Como desenvolver:

Escrever

Ler

Aprender uma palavra por dia

Conversar e debater

Jogos de palavras

Memorizar, músicas, por exemplo

Escutar

Observar-se a falar

Escrever bilhetes

Fazer questões com suposições (Se não conseguirmos comprar os bilhetes para o cinema vamos fazer o quê?)

Explicar o porquê das coisas


Inteligência Lógico- Matemática

Ser capaz de fazer cálculos mentais, resolver problemas matemáticos, identificar padrões ou recorrer a raciocínios intuitivos e dedutivos. Esta inteligência abarca, também, o pensamento abstrato e científico, as habilidades matemáticas e a capacidade lógica.

Características:

Facilidade em encontrar uma solução lógica para problemas e utilização de números e operações matemáticas;

Capacidade para formular e verificar hipóteses, classificar e categorizar;

São pessoas organizadas, com capacidade de planeamento e resolução de problemas no dia a dia, recorrendo ao pensamento racional e método científico para a tomada de decisões;

Têm habilidade para o cálculo mental, resolução de puzzles, quebra-cabeças e desafios mentais.

Profissões relacionadas:

Engenharia, economia, ciência, matemática, física, contabilidade, etc.

Como desenvolver:

Puzzles e quebra-cabeças, usar esquemas e listas, de compras, por exemplo;

Refletir sobre o funcionamento de objetos de dia a dia, desmontá-los e analisar as suas peças, estabelecendo relações entre elas. Formular hipóteses que permitam encontrar uma solução;

Realizar cálculos mentais para calcular o troco, por exemplo;

Fazer jogos de estratégia e lógica, que impliquem resolver enigmas e problemas de lógica.

Inteligência Visual-Espacial

Ter a habilidade de resolver problemas espaciais, reconhecer diferentes perspetivas do mesmo objeto, visualizar ideias e desenhá-las ou traçá-las em três dimensões.

Características:

Sentido de orientação apurado e habilidade para a leitura de mapas

Interesse por fotografia, pintura, desenho e outras formas de arte;

Memória espacial desenvolvida, permitindo recordar detalhes relativos a um espaço com bastante facilidade;

São pessoas muito observadoras, com grande capacidade para organização de informação através de esquemas ou mapas mentais;

Aptidão especial para a resolução de enigmas, quebra-cabeças e interpretação de gráficos e formas geométricas.

Profissões relacionadas:

arquitetura, fotografia, astronomia, engenharia, escultura, cirurgião

Como desenvolver:

Utilizar gráficos, e esquemas;

Jogar jogos de estratégia, como xadrez, lego, tangram, jenga, quebra-cabeças;

Conduzir, uma vez que requer atenção ao ambiente envolvente, obstáculos, distâncias e movimentos, é uma boa forma de estimular esta inteligência;

Tirar fotografias facilita a observação de um mesmo objeto sob diferentes perspetivas e ângulos.

Inteligência Musical

Capacidade de entender e expressar-se através da música, cantando ou tocando instrumentos, lendo e compondo peças musicais. Identificar notas e tons, aprender canções e seguir o seu ritmo.

Características:

Facilidade de aprendizagem de canções e ritmos, imitação de canto, melodias ou ritmos;

Capacidade de reconhecer e distinguir diferentes instrumentos, tons, notas e afinação;

Apetência para tocar instrumentos musicais mesmo sem ter aprendido;

Talento para recordar, memorizar e identificar canções ouvindo apenas algumas notas;

Gosto pela realização de tarefas com música de fundo;

Capacidade para expressar sentimentos e emoções através da música.

Profissões relacionadas:

músicos, compositores, DJs, cantores, produtores musicais e engenheiros de som

Como desenvolver:

Escutar diferentes composições musicais, reproduzir o seu ritmo, tentar identificar instrumentos e relacioná-los com emoções;

Dançar diferentes géneros musicais;

Prestar atenção aos sons que nos rodeiam, reproduzi-los ou imitar os seus ritmos, por exemplo um carro a acelerar, pneus a chiar no alcatrão, um pássaro a chilrear;

Inteligência Cinestésica

Habilidade de utilizar o corpo para realizar movimentos e atividades precisas no sentido de alcançar um objetivo. Corresponde ao controle dos movimentos do corpo, coordenação e manipulação de objetos com as mãos, utilizando a força, equilíbrio, velocidade e flexibilidade.

Características:

Facilidade de aprendizagem de novas habilidades físicas

Sentido de ritmo e coordenação, em particular no que diz respeito à coordenação olho-mão.

Habilidades tanto na motricidade fina como grossa

Maior facilidade de aprendizagem sempre que participam no processo, preferindo experiências concretas às abstratas;

Pessoas fisicamente inquietas.

Interesse pela prática de desportos, dança e atividades manuais, como pintura ou costura;

Executam movimentos com segurança, precisão e agilidade.

Profissões relacionadas:

Artesanato, desporto, dança, representação, cirurgia, mecânica, jardinagem, mergulhadores, bombeiros ou motoristas.

Como desenvolver:

Jogos de mímica para adivinhar filmes, palavras ou ações;

Realizar atividade física;

Participar em atividades relacionadas com trabalhos manuais (escultura, pintura, artesanato, etc);

Teatro: o teatro é uma atividade que trabalha a expressão corporal e linguagem, faz uso da empatia com vista à interpretação dos sentimentos e estados de espírito dos personagens;

O Ioga e atividades de relaxamento promovem a conexão com o corpo e, por isso, uma maior consciência sobre ele.

Inteligência Intrapessoal

Capacidade de autoconhecimento, da sua forma de pensar, sentir e agir.

Características:

Capacidade de entender e explicar as suas emoções e sentimentos, bem como identificar com facilidade aquilo que está a sentir;

As pessoas com esta inteligência desenvolvida têm uma grande capacidade de introspeção e costumam avaliar as suas ações para aprender com os erros;

Estas pessoas têm um autoconceito ajustado à realidade no que diz respeito à sua personalidade, pontos fortes e limitações, conseguindo, por isso, tomar decisões que lhes sejam benéficas;

A autocompaixão é uma das características das pessoas com a inteligência intrapessoal desenvolvida, pois ao aceitar as suas limitações e erros, são capazes de se perdoar, respeitando-se, sem se sentir derrotadas;

São pessoas que praticam o autocuidado emocional de forma mais eficaz, pois estão mais conscientes de si próprias e das suas necessidades.

Profissões relacionadas:

Psicologia, psiquiatria, sociologia, filosofia, escrita, etc

Como desenvolver:

Fazer um registo de emoções e sentimentos. O que sentimos, na sequência de que acontecimentos, por exemplo, promove uma maior consciência de nós próprios.

Para desenvolver esta inteligência, é necessário que tenhamos tempo para refletir sobre nós próprios, as nossas limitações e formas de as melhorar.

Inteligência Interpessoal

Capacidade de interagir com os outros da forma mais adequada, em respeito pelo que sentem, descobrindo, entendendo e interpretando os seus desejos e intenções.

Características:

O entendimento das motivações subjacentes a cada comportamento ou reação é um dos interesses principais das pessoas com esta inteligência desenvolvida. Por isso, evidenciam elevada capacidade de análise e pensamento crítico, bem como capacidade intuitiva sobre as pessoas;

Estas pessoas costumam ser boas comunicadoras, com capacidade de influenciar outros, aptidão na gestão de conflitos e elevada capacidade de escuta;

Sentem interesse por projetos sociais, fruto da sua facilidade em se relacionar e desenvolver vínculos sociais;

Demonstram aptidão na organização de equipas e facilidade em desempenhar papéis diferentes nos vários grupos em que estão inseridas.

Profissões relacionadas:

Psicologia, ativismo político e social, ensino, comércio, etc.

Como desenvolver:

A escuta ativa, aquela em que escutamos o que outra pessoa nos diz, sem deixar que o nosso julgamento ou experiência pessoal interfira, é uma boa forma de procurar entender melhor as outras pessoas:

Utilize empatia, tentado entender exclusivamente o que o outro está a transmitir com base na personalidade e forma de pensamento dele. O foco é no outro;

A linguagem não verbal é uma forma poderosa de comunicação, que pode ajudar a entender os comportamentos;

Trabalhar em grupo e relacionar-se com outras pessoas é uma boa forma de desenvolver esta inteligência;

Mais uma vez a prática de teatro, porque permite colocar-se na pele de outros personagens, é também, um bom contributo para o treino desta inteligência.

Inteligência Naturalista

Consiste em ser capaz de perceber o meio ambiente, distinguir e classificar os diferentes elementos que o constituem, seja em contexto urbano ou rural.

Características:

Maior consciência e preocupação com o meio ambiente. Necessidade de estar em contacto com a natureza e cuidado com animais e plantas;

Interesse pela aprendizagem relacionada com fenómenos naturais e tendência para a elaboração de registos e coleções de elementos naturais.

Profissões relacionadas:

Biologia, veterinária, botânica, zoologia, paleontologia, meteorologia, jardinagem, agricultura.

Como desenvolver:

O contacto direto com a natureza é a melhor forma de desenvolver esta inteligência. Utilize lupas, microscópios e outros instrumentos que permitam uma observação diferenciada. Faça fotografias, desenhos ou pintura, registe dados e compare;

Cuide de um animal, planta ou horta.


Smart Play® Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora