A Teoria das Inteligências Múltiplas

O psicólogo Howard Gardner foi o autor da Teoria das Inteligências Múltiplas. Para este psicólogo americano, avaliar a inteligência de uma pessoa com base nos testes de QI, que medem, unicamente a inteligência lógico-matemática é altamente redutor.
Olhando para o facto de que, ao longo da vida, somos obrigados a utilizar diversos tipos de inteligências seja pelas nossas vivências, seja pela aptidão pessoal, Howard Gardner formulou a Teoria das Inteligências Múltiplas, através da qual identificou mais sete tipos de inteligência, para além da lógico-matemática.
Segundo ele, todos nascemos com potencial nestas oito inteligências, mas o contexto social em que crescemos, seja de família, escola ou local de residência, bem como as experiências pessoais, representam mais estímulos numas inteligências do noutras.
Assim, cada pessoa tem o seu perfil intelectual, sendo mais competente numas disciplinas do que noutras. É por essa razão que a escola deveria trabalhar todas as áreas de aprendizagem e considerar as diferenças individuais de cada aluno.
As 8 Inteligências
Inteligência Verbal-Linguística
Capacidade para se expressar e ser entendido através da linguagem, oral ou escrita, aprender outros idiomas. O desenvolvimento desta inteligência está relacionado com outros processos mentais como a memória, o raciocínio e a atenção.
Caraterísticas:
Habilidade para a comunicação, interesse em novos idiomas e fluidez e rapidez na sua aprendizagem;
Gosto pela leitura, escrita e conhecimento do significado das palavras, capacidade ortográfica, nomeadamente para a deteção rápida de erros ortográficos ou gramaticais;
Habilidade para escutar pessoas promovida pela sensibilidade linguística que permite a captação de variações na linguagem;
Facilidade para jogos de palavras, rimas, memorização de dados verbais e escritos.
Profissões relacionadas:
Jornalismo, política, escrita, tradução, comunicação social, advocacia, publicidade ou representação, etc.
Como desenvolver:
Escrever
Ler
Aprender uma palavra por dia
Conversar e debater
Jogos de palavras
Memorizar, músicas, por exemplo
Escutar
Observar-se a falar
Escrever bilhetes
Fazer questões com suposições (Se não conseguirmos comprar os bilhetes para o cinema vamos fazer o quê?)
Explicar o porquê das coisas
Inteligência Lógico- Matemática
Ser capaz de fazer cálculos mentais, resolver problemas matemáticos, identificar padrões ou recorrer a raciocínios intuitivos e dedutivos. Esta inteligência abarca, também, o pensamento abstrato e científico, as habilidades matemáticas e a capacidade lógica.
Características:
Facilidade em encontrar uma solução lógica para problemas e utilização de números e operações matemáticas;
Capacidade para formular e verificar hipóteses, classificar e categorizar;
São pessoas organizadas, com capacidade de planeamento e resolução de problemas no dia a dia, recorrendo ao pensamento racional e método científico para a tomada de decisões;
Têm habilidade para o cálculo mental, resolução de puzzles, quebra-cabeças e desafios mentais.
Profissões relacionadas:
Engenharia, economia, ciência, matemática, física, contabilidade, etc.
Como desenvolver:
Puzzles e quebra-cabeças, usar esquemas e listas, de compras, por exemplo;
Refletir sobre o funcionamento de objetos de dia a dia, desmontá-los e analisar as suas peças, estabelecendo relações entre elas. Formular hipóteses que permitam encontrar uma solução;
Realizar cálculos mentais para calcular o troco, por exemplo;
Fazer jogos de estratégia e lógica, que impliquem resolver enigmas e problemas de lógica.
Inteligência Visual-Espacial
Ter a habilidade de resolver problemas espaciais, reconhecer diferentes perspetivas do mesmo objeto, visualizar ideias e desenhá-las ou traçá-las em três dimensões.
Características:
Sentido de orientação apurado e habilidade para a leitura de mapas
Interesse por fotografia, pintura, desenho e outras formas de arte;
Memória espacial desenvolvida, permitindo recordar detalhes relativos a um espaço com bastante facilidade;
São pessoas muito observadoras, com grande capacidade para organização de informação através de esquemas ou mapas mentais;
Aptidão especial para a resolução de enigmas, quebra-cabeças e interpretação de gráficos e formas geométricas.
Profissões relacionadas:
arquitetura, fotografia, astronomia, engenharia, escultura, cirurgião
Como desenvolver:
Utilizar gráficos, e esquemas;
Jogar jogos de estratégia, como xadrez, lego, tangram, jenga, quebra-cabeças;
Conduzir, uma vez que requer atenção ao ambiente envolvente, obstáculos, distâncias e movimentos, é uma boa forma de estimular esta inteligência;
Tirar fotografias facilita a observação de um mesmo objeto sob diferentes perspetivas e ângulos.
Inteligência Musical
Capacidade de entender e expressar-se através da música, cantando ou tocando instrumentos, lendo e compondo peças musicais. Identificar notas e tons, aprender canções e seguir o seu ritmo.
Características:
Facilidade de aprendizagem de canções e ritmos, imitação de canto, melodias ou ritmos;
Capacidade de reconhecer e distinguir diferentes instrumentos, tons, notas e afinação;
Apetência para tocar instrumentos musicais mesmo sem ter aprendido;
Talento para recordar, memorizar e identificar canções ouvindo apenas algumas notas;
Gosto pela realização de tarefas com música de fundo;
Capacidade para expressar sentimentos e emoções através da música.
Profissões relacionadas:
músicos, compositores, DJs, cantores, produtores musicais e engenheiros de som
Como desenvolver:
Escutar diferentes composições musicais, reproduzir o seu ritmo, tentar identificar instrumentos e relacioná-los com emoções;
Dançar diferentes géneros musicais;
Prestar atenção aos sons que nos rodeiam, reproduzi-los ou imitar os seus ritmos, por exemplo um carro a acelerar, pneus a chiar no alcatrão, um pássaro a chilrear;
Inteligência Cinestésica
Habilidade de utilizar o corpo para realizar movimentos e atividades precisas no sentido de alcançar um objetivo. Corresponde ao controle dos movimentos do corpo, coordenação e manipulação de objetos com as mãos, utilizando a força, equilíbrio, velocidade e flexibilidade.
Características:
Facilidade de aprendizagem de novas habilidades físicas
Sentido de ritmo e coordenação, em particular no que diz respeito à coordenação olho-mão.
Habilidades tanto na motricidade fina como grossa
Maior facilidade de aprendizagem sempre que participam no processo, preferindo experiências concretas às abstratas;
Pessoas fisicamente inquietas.
Interesse pela prática de desportos, dança e atividades manuais, como pintura ou costura;
Executam movimentos com segurança, precisão e agilidade.
Profissões relacionadas:
Artesanato, desporto, dança, representação, cirurgia, mecânica, jardinagem, mergulhadores, bombeiros ou motoristas.
Como desenvolver:
Jogos de mímica para adivinhar filmes, palavras ou ações;
Realizar atividade física;
Participar em atividades relacionadas com trabalhos manuais (escultura, pintura, artesanato, etc);
Teatro: o teatro é uma atividade que trabalha a expressão corporal e linguagem, faz uso da empatia com vista à interpretação dos sentimentos e estados de espírito dos personagens;
O Ioga e atividades de relaxamento promovem a conexão com o corpo e, por isso, uma maior consciência sobre ele.
Inteligência Intrapessoal
Capacidade de autoconhecimento, da sua forma de pensar, sentir e agir.
Características:
Capacidade de entender e explicar as suas emoções e sentimentos, bem como identificar com facilidade aquilo que está a sentir;
As pessoas com esta inteligência desenvolvida têm uma grande capacidade de introspeção e costumam avaliar as suas ações para aprender com os erros;
Estas pessoas têm um autoconceito ajustado à realidade no que diz respeito à sua personalidade, pontos fortes e limitações, conseguindo, por isso, tomar decisões que lhes sejam benéficas;
A autocompaixão é uma das características das pessoas com a inteligência intrapessoal desenvolvida, pois ao aceitar as suas limitações e erros, são capazes de se perdoar, respeitando-se, sem se sentir derrotadas;
São pessoas que praticam o autocuidado emocional de forma mais eficaz, pois estão mais conscientes de si próprias e das suas necessidades.
Profissões relacionadas:
Psicologia, psiquiatria, sociologia, filosofia, escrita, etc
Como desenvolver:
Fazer um registo de emoções e sentimentos. O que sentimos, na sequência de que acontecimentos, por exemplo, promove uma maior consciência de nós próprios.
Para desenvolver esta inteligência, é necessário que tenhamos tempo para refletir sobre nós próprios, as nossas limitações e formas de as melhorar.
Inteligência Interpessoal
Capacidade de interagir com os outros da forma mais adequada, em respeito pelo que sentem, descobrindo, entendendo e interpretando os seus desejos e intenções.
Características:
O entendimento das motivações subjacentes a cada comportamento ou reação é um dos interesses principais das pessoas com esta inteligência desenvolvida. Por isso, evidenciam elevada capacidade de análise e pensamento crítico, bem como capacidade intuitiva sobre as pessoas;
Estas pessoas costumam ser boas comunicadoras, com capacidade de influenciar outros, aptidão na gestão de conflitos e elevada capacidade de escuta;
Sentem interesse por projetos sociais, fruto da sua facilidade em se relacionar e desenvolver vínculos sociais;
Demonstram aptidão na organização de equipas e facilidade em desempenhar papéis diferentes nos vários grupos em que estão inseridas.
Profissões relacionadas:
Psicologia, ativismo político e social, ensino, comércio, etc.
Como desenvolver:
A escuta ativa, aquela em que escutamos o que outra pessoa nos diz, sem deixar que o nosso julgamento ou experiência pessoal interfira, é uma boa forma de procurar entender melhor as outras pessoas:
Utilize empatia, tentado entender exclusivamente o que o outro está a transmitir com base na personalidade e forma de pensamento dele. O foco é no outro;
A linguagem não verbal é uma forma poderosa de comunicação, que pode ajudar a entender os comportamentos;
Trabalhar em grupo e relacionar-se com outras pessoas é uma boa forma de desenvolver esta inteligência;
Mais uma vez a prática de teatro, porque permite colocar-se na pele de outros personagens, é também, um bom contributo para o treino desta inteligência.
Inteligência Naturalista
Consiste em ser capaz de perceber o meio ambiente, distinguir e classificar os diferentes elementos que o constituem, seja em contexto urbano ou rural.
Características:
Maior consciência e preocupação com o meio ambiente. Necessidade de estar em contacto com a natureza e cuidado com animais e plantas;
Interesse pela aprendizagem relacionada com fenómenos naturais e tendência para a elaboração de registos e coleções de elementos naturais.
Profissões relacionadas:
Biologia, veterinária, botânica, zoologia, paleontologia, meteorologia, jardinagem, agricultura.
Como desenvolver:
O contacto direto com a natureza é a melhor forma de desenvolver esta inteligência. Utilize lupas, microscópios e outros instrumentos que permitam uma observação diferenciada. Faça fotografias, desenhos ou pintura, registe dados e compare;
Cuide de um animal, planta ou horta.