Benefícios dos puzzles

Fazer puzzles é levar o cérebro ao ginásio! Porquê? Porque utilizamos os dois lados do cérebro: a parte criativa e a da lógica.
Quantos mais puzzles mais conexões nervosas no cérebro e maior capacidade de resolver problemas e fortalecer a memória.
4 benefícios dos puzzles:
Estimulam a curiosidade, atenção e foco
Descobrir as peças, identificar o local onde encaixam e a expectativa para ver a tarefa concluída funcionam como estímulos que desenvolvem a curiosidade e mantêm o foco na tarefa.
Facilitam a coordenação olho-mão
A capacidade de movimentar a mão de acordo com os estímulos visuais é uma competência utilizada diariamente ao longo da vida. No contexto escolar, por exemplo, é útil para copiar a informação escrita do quadro, copiar do caderno para uma folha ou responder a um teste recorrendo a um texto.
Desenvolvem competências de planeamento e organização
Separar as peças por cores ou decidir por onde começar a fazer o puzzle são formas de organização. Este é um processo em tudo idêntico a vários outros que utilizamos diariamente nas diferentes áreas da nossa vida. É útil, por exemplo, quando é necessário selecionar a informação mais importante de um texto, decidir o que sublinhamos ou destacamos num texto, etc.
Favorecem a capacidade de resolver problemas
Na realidade, um puzzle é um problema! E, a primeira coisa que o cérebro faz perante aquele amontoado de partes desordenadas de uma imagem é dar-lhe algum critério. Esta busca por um sentido que permita enfrentar a tarefa é nada mais do que a capacidade de resolução de problemas. Uma elevada capacidade de encontrar estratégias para fazer face a um problema será bastante benéfica para o desenvolvimento do raciocínio matemático, por exemplo.