Dormir para aprender

08-02-2022

Um estudo da Universidade Católica da Argentina propôs-se investigar a relação entre o stress recebido, a qualidade e quantidade de sono e a forma como estes afetam o desempenho escolar na educação primária.

O estudo incluiu 465 alunos entre os 6 e 12 anos e os seus professores. Aos professores foram colocadas perguntas relacionadas com o rendimento escolar e aos alunos perguntas sobre stress e qualidade e quantidade de sono.

As conclusões apontam para a existência de um défice de sono em todas as idades. Quase 55% não dorme as horas recomendadas e mais de 83% relatam dificuldades de sono variadas. Os níveis de stress são igualmente alarmantes: mais de 48% das crianças refletem um nível de stress elevado.

Sem surpresa, as crianças com melhor rendimento académico são exatamente aquelas que têm uma perceção reduzida de stress e melhor perfil de sono.

Uma boa qualidade e quantidade de sono noturno é um fator essencial para permitir um adequado funcionamento diurno, em especial para tarefas complexas que requerem controle executivo. 

Uma criança de 10 anos deve dormir 10 horas.

Uma noite mal dormida, que não respeite o ritmo biológico do nosso corpo, mata 200 neurónios no hipocampo - a área relacionada com a aprendizagem e memória. 

Cada noite mal dormida mata 200 neurónios, que nunca serão repostos 

As consequências destas noites não são imediatamente visíveis. Aliás, até começam por não ser detetáveis a "olho nu". No entanto, se fossem efetuados exames neurológicos, já seriam evidentes as perdas, nomeadamente ao nível 

da memória, aprendizagem e funções executivas.

Só conseguimos compensar uma noite mal dormida com 5 noites de sono adequado. Estas pequenas perdas vão-se acumulando ao longo do tempo e acabam por originar hipertensão, AVCs, transtornos psicológicos, etc.

Precisamos de 5 noites para restabelecer o nosso organismo de uma noite mal dormida

Fases do sono:

Sono REM (Rapid Eye Movement): Durante o sono REM os nossos olhos movem-se rapidamente sob as pálpebras, mas o nosso corpo está paralisado. A respiração acelera e a atividade cerebral é muito idêntica à que temos quando estamos acordados.

Sono Não REM: O sono Não Rem pode ser superficial, quando estamos a adormecer ou profundo. Esta fase é muito importante pela sua ação repousante e restauradora.

Sono REM e Não REM vão alternando durante a noite e intervêm de forma diferente na consolidação da memória.

Durante o sono Não REM as memórias declarativas, as dos factos e informações, e as memórias episódicas, as dos acontecimentos, são consolidadas. Já no sono REM são consolidadas as memórias emocionais.

É durante o sono que se estabelecem novas ligações entre os neurónios e se eliminam as desnecessárias.


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