Ler, ouvir e ver garantem só 30% de aprendizagem
A aprendizagem passiva desperdiça 50% das possibilidades de aprendizagem.

Ler, ouvir ou ver, separadamente, garantem apenas 30% de aprendizagem. Se juntarmos ver e ouvir conseguimos alcançar os 50% de possibilidades de reter um conteúdo. Mas, na verdade, esta técnica expositiva deixa muita da capacidade mental de fora e, por isso, obriga a mais estudo, mais repetições, mais exercícios, mais tempo, o que resulta em mais frustração, menos motivação, menos resultados satisfatórios.
A eficiência da aprendizagem é tanto maior quanto mais prática for a metodologia. Não será, por isso, de estranhar que as percentagens mais altas de retenção de informação estejam em atividades onde os alunos participem desempenhando tarefas como escrever, discutir, interpretar, ampliar, utilizar, etc, que alcançam sempre resultados a partir dos 70%.
Por isso, muitas vezes as dificuldades de aprendizagem dizem mais sobre o método utilizado do que sobre o empenho ou a real capacidade de quem está a aprender.