Não podemos motivar os alunos
Pois é! Na verdade, não podemos motivar os alunos! E porquê? Porque a motivação necessária para aprender é a motivação interna, aquela que faz um aluno sentir desejo de aprender, descobrir novos conhecimentos e trabalhar para alcançar esse objetivo.

Então, se não podemos motivar os alunos, o melhor é deixar tudo como está e …….. Não! Claro que não! O que podemos fazer, e que é muito valioso, é eliminar os fatores que podem causar desmotivação e desinteresse.
1 – STRESS e AMEAÇA | se o local de aprendizagem, sala de aula, centro de estudos ou a própria casa, tiver um clima emocional positivo, é mais provável que o aluno sinta vontade de aprender e confiança para assumir um eventual erro ou aceitar de forma pacífica que necessita de rever determinado conteúdo por ainda não estar assimilado da forma necessária. Ter a plena consciência que o erro é um momento de aprendizagem e não de acusação e punição é fundamental.
2 – FALTA de CONEXÃO | Aprender coisas novas obriga o córtex pré-frontal a gastar muita energia. E o cérebro é muito preguiçoso! Só vai gastar energia por interesse! Então, é necessário que os conteúdos estejam conectados com os interesses dos estudantes: saber quem seguem nas redes sociais, qual o jogo ou o filme do momento, e, assim, relacionar conteúdos.
3 – NOVIDADE | O cérebro adora novidades e ser surpreendido. Porque não utilizar esta característica para captar a atenção dos alunos para o que aí vem? Deixar um suspense no ar vai manter o cérebro interessado e não vai descansar enquanto não descobrir do que se trata.
4 – SOCIALIZAR | O cérebro é social. Adora trabalhar com outros. Poder falar e trocar ideias é exatamente aquilo que o cérebro gosta. É importante que o trabalho escolar possa ser feito em grupo. Juntos, os estudantes pensam em soluções mais criativas, têm maior sensação de autonomia e controlo nas atividades que estão a desenvolver.
O trabalho em grupo permite que cada um tenha um papel e traz para protagonista o aluno que é, na realidade, quem deve ocupar este lugar.