Porque é que os problemas de matemática são um problema?

12-11-2020

Esta é uma das principais dificuldades das crianças no 1º ciclo. E como não conseguem entender, ficam frustrados e com os nervos em franja. Já passou por isto, não é verdade?


Apesar de escritos em português, os problemas têm uma linguagem especializada, a linguagem matemática. 

Se perguntar a uma criança de 10 anos o que é a raiz quadrada, a probabilidade maior é que obtenha como resposta que é uma árvore com uma raiz em forma de quadrado. Esta é uma resposta com base na linguagem fonográfica, ou seja, as palavras raiz e quadrado são utilizadas no seu sentido literal.

No entanto, a matemática utiliza a linguagem logográfica, a mesma dos hieróglifos egípcios, por exemplo.

A dificuldade das crianças reside nesta passagem de uma linguagem à outra. Entender o que é pedido no problema implica a transformação das palavras na sua equivalente representação matemática.


O jogo "Inventa e Resolver um Problema" é uma excelente forma de exercitar a linguagem matemática. O objetivo é criar enunciados de problemas com base nas casas onde calha o spinner.  

São 5 roletas, cada uma delas com uma função:

1. definição do tema do enunciado (pessoas, dinheiro, etc);

2. a pergunta que vai ser formulada (quantos, quem, etc)

3. operação (qualquer uma das quatro, mais a possibilidade de escolher operação livre ou nenhuma operação)

4. dados – todos os da história ou só alguns5. resultado – de que forma será apresentado (com números, em gráfico, etc).


E aí em casa, como é? 

Smart Play® Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora