Porque é que os problemas de matemática são um problema?
Esta é uma das principais dificuldades das crianças no 1º ciclo. E como não conseguem entender, ficam frustrados e com os nervos em franja. Já passou por isto, não é verdade?

Apesar de escritos em português, os problemas têm uma linguagem especializada, a linguagem matemática.
Se perguntar a uma criança de 10 anos o que é a raiz quadrada, a probabilidade maior é que obtenha como resposta que é uma árvore com uma raiz em forma de quadrado. Esta é uma resposta com base na linguagem fonográfica, ou seja, as palavras raiz e quadrado são utilizadas no seu sentido literal.
No entanto, a matemática utiliza a linguagem logográfica, a mesma dos hieróglifos egípcios, por exemplo.
A dificuldade das crianças reside nesta passagem de uma linguagem à outra. Entender o que é pedido no problema implica a transformação das palavras na sua equivalente representação matemática.
O jogo "Inventa e Resolver um Problema" é uma excelente forma de exercitar a linguagem matemática. O objetivo é criar enunciados de problemas com base nas casas onde calha o spinner.
São 5 roletas, cada uma delas com uma função:
1. definição do tema do enunciado (pessoas, dinheiro, etc);
2. a pergunta que vai ser formulada (quantos, quem, etc)
3. operação (qualquer uma das quatro, mais a possibilidade de escolher operação livre ou nenhuma operação)
4. dados – todos os da história ou só alguns5. resultado – de que forma será apresentado (com números, em gráfico, etc).
E aí em casa, como é?