Blog

A Técnica Pomodoro é bastante recomendada para estudar, pelos resultados que proporciona, nomeadamente utilizando o modo difuso do cérebro (tudo explicado neste link). Esta técnica consiste em estudar completamente focado durante 25 minutos, ao fim dos quais se faz uma pausa de 5 minutos.

A curiosidade é o estímulo mais poderoso para o desenvolvimento, quer seja cognitivo, na área da educação, ou na ciência. Aliás, o método científico é um bom exemplo dos princípios básicos da aprendizagem: parte da curiosidade – as hipóteses que se vão testar, aceita o erro como conhecimento – a premissa inválida ensina que não é aquele o caminho e...

Pois é! Na verdade, não podemos motivar os alunos! E porquê? Porque a motivação necessária para aprender é a motivação interna, aquela que faz um aluno sentir desejo de aprender, descobrir novos conhecimentos e trabalhar para alcançar esse objetivo.

Numa altura em que a realização de exames finais voltou a ter destaque por causa das recentes alterações introduzidas pelo Governo, o tema voltou a dividir opiniões.

Fazer puzzles é levar o cérebro ao ginásio! Porquê? Porque utilizamos os dois lados do cérebro: a parte criativa e a da lógica.

Há quem diga que a motivação é um processo interno de cada pessoa. Para outros, é um fator externo. A neurociência diz que há uma porta de entrada para um cérebro motivado e é este o caminho para que a motivação se vá mantendo de forma adequada, mesmo que flutuando, por vezes.

Smart Play® Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora